10 Dicas Para Quem Quer Estudar nos EUA

1.Escolha qual é o seu foco antes de começar a selecionar as faculdades. Existem vários tipos de universidades americanas. A cultura, estrutura e investimento varia de universidade para universidade. “Quero ser uma jogadora profissional”, “quero aproveitar a vida social”, “meu foco é o acadêmico”, “quero ter uma bolsa de 100%, não importa onde”, “estou disposto a bancar os custos da universidade”. Esses são alguns exemplos que podem aumentar as chances de selecionar uma universidade para o seu perfil.

 

2. Contrate professores especializados para os testes do SAT e TOEFL. Eles saberão como os testes funcionam, como estudar, o que terá que aprender e te deixarão confiantes para quando chegar a hora da prova. Afinal, eles são experientes nesses testes e provavelmente já ajudaram uma centena de alunos.

 

3. Não feche o contrato com a universidade antes de visita-lá. Acho muito importante a visita pois assim terá o primeiro contato com o lugar que irá morar nos próximos 4 anos (ou mais). Sentir o clima da universidade e a energia das pessoas por lá vai ser um fator importante na decisão final.

 

4. Leve sua “farmácia” do Brasil. Para conseguir uma medicação nos EUA, terá que passar por algumas etapas e, na maioria das vezes, leva alguns dias para conseguir um remédio. Porém, fique atento nos medicamentos que toma pois na manhã seguinte podem te chamar para fazer o exame antidoping (claro, se voce é um estudante-atleta).

 

5. Faça muitas perguntas no estágio inicial de ida para os EUA. Não tenha medo de perguntar. Principalmente na visita. Cada pessoa tem uma experiência diferente então não custa nada perguntar e ficar ligado nas coisas que funcionam e nas que não funcionam enquanto estiver cursando uma faculdade nos EUA.

 

6. Não seja egoísta. Pense no próximo antes de pensar em você. Com o capitalismo americano, a tendência é não pensar no outro e agir impulsivamente. Faça o contrário, seja prestativo e genuíno. Você será um diferencial em qualquer lugar, no seu time, na sala da aula ou no escritório.

 

7. Se apresente para o seu professor no primeiro dia de aula. Ao final das aulas, a tendência acaba sendo os estudantes indo embora “correndo” da sala de aula. Investir um tempinho após a aula, fará você ganhar mais um “amigo”: o professor. Muitos dos meus professores até hoje acompanham meus resultados e comparecem aos meus jogos, se tornaram pessoas que nunca mais vou esquecer.

 

8. Faça amizades e conheça novas pessoas. Esteja aberto a novos relacionamentos, seja no ramo profissional ou social. A troca de experiências é fundamental para o seu crescimento como cidadão, além de trazer conhecimento, principalmente com pessoas de diferentes culturas.

 

9. No início pode parecer assustador deixar os seus pais para morar em outro país. Não deixe isso te afetar. A vida na faculdade é corrida e te ensinará a construir seu próprio caminho, num piscar de olhos você estará se graduando. Comunique com seus pais e conte as experiências que está vivendo, afinal eles são os seus fãs número 1.

 

10. Se você tem alguma comida preferida no Brasil, coloque na sua mala e leve com você para a sua jornada nos EUA, você vai se sentir mais em casa. Aliás, os EUA é conhecido pela sua fartura em alimentos industrializados. Já nós, brasileiros, estamos acostumados com o sabor tropical. No meu caso, sempre trago comigo tapioca e bananada. 

 

E a mais importante de todas: aproveite a jornada 🙂

 

 

“Life is not a sprint; it’s a marathon.”

 

2 Replies to “10 Dicas Para Quem Quer Estudar nos EUA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>